16 setembro, 2008

Da série "Palavras que você sempre quis saber, mas nunca teve coragem (saco) de procurar no dicionário"





Não é de hoje que externo e brado aos quatro ventos o meu amor incondicional à Língua Portuguesa, pois só ela (sem desmerecimento a outras línguas) é capaz dessa metamorfose onde em uma única frase estamos dizendo uma coisa quando parecemos dizer outra.
Existem palavras, nas quais nunca depositamos uma vez sequer os olhos e quando a vemos ficamos, inevitavelmente, boquiabertos, estupefatos, devido à diversidade de sinônimos e/ou palavras adormecidas, que nos fazem pensar: "Onde diabos eu estava quando deram essa porra de aula?".
Com mais de 356 mil unidades lexicais, é perfeitamente normal desconhecermos "algumas".
Diante desta magia que nos hipnotiza é que estréio aqui (o blog é meu mesmo e estréio o que eu quiser) uma nova série de posts sobre a "A última flor do Lácio": “Palavras que você sempre quis saber, mas nunca teve coragem (saco) de procurar no dicionário”.
Vamos a elas:


EXEGETA: s.m. e s.f. Pessoa que se dedica à exegese. (vai procurar o que é EXEGESE, oras!)


ESPÚRIO: adj. A que falta legitimidade; bastardo; não genuíno. / Fig. Falsificado; adulterado.


GLABRO: adj. Sem barba, imberbe: jovem glabro. / Botânica. Diz-se dos órgãos vegetais desprovidos de pêlos.



PÉRFIDO: adj. Desleal, que falta à fé jurada; traidor, infiel, desleal.



ELUCUBRAÇÃO: s.f. Penoso ou prolongado trabalho intelectual feito à noite; meditação, divagação. O mesmo que lucubração. / — S.f. pl. Pesquisas longas e pacientes: entregar ao público o resultado de suas elucubrações.






Fascinante né???


Ainda faço-lhes uma frase e com sentido!



"O exegeta glabro foi pérfido ao fazer uma elucubração espúria."


Até a próxima!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Luciano, como (também) um amante da Língua Portuguesa, só me resta parabenizá-lo pela iniciativa!

Um grande amplexo!!!

Aline Marques Silveira disse...

Nossa!
Essas palavrinhas queridas iriam para o meu blogue, direto para a sessão de verbetes esquisitos! Hehehe!

bjinhu*

Lu disse...

pô Lu, sacanagem, o que é EXEGESE? rsrsrs nao estou com saco pra procurar :P

muito legal!