30 setembro, 2008

Saboneteiras

Pois foi, justamente, no dia do casamento que a Marieta embestou que “não casava e pronto!”

A mãe, que já gastara todos os subsídios para dissuadir a filha de fazer aquela loucura, jogara-se no sofá, exausta, já em prantos e praguejando ao marido que a filha só podia ter puxado por ele, com aquele “gênio de mula empacada”. O pai, por sua vez, tentava, de todos os modos, arrancar da filha o motivo daquilo tudo, justo agora que já estava de véu, grinalda, maquiagem, cabelo, limusine alugada, hotel em Viña Del Mar pago por uma semana para as núpcias, igreja lotada e o pobre do Alberto esperando no altar. Porém, a Marieta insistia que só falava com a irmã, Maria Luisa, a qual, além de ser a melhor amiga e cúmplice, só ela a entenderia. Pois foi o que fizeram. Chamaram a Maria Luisa, que estava disposta no seu lugar de madrinha na igreja.


- Mas como??? – perguntava Maria Luisa, após atender o celular, que insistentemente vibrava. – Ela não pode... – sussurrava, tentando controlar-se, enquanto olhava para Alberto, ao lado do altar.

-Não pondera, Malu, e vem, que só você pode nos salvar desse vexame – bradava histericamente a mãe, ao telefone.


Maria Luisa tentava deixar a igreja, sem sucesso, esgueirando-se por entre os convidados, que vez por outra perguntavam se havia algum problema. E o Alberto lá, impassível.


Como um furacão, Maria Luisa invadira o apartamento dos pais e, ofegante, dissera, postando as mãos na cintura:


- Logo hoje, Marieta?!
- É sério, Malu!! E só falo com você... – falou Marieta, com ternura na voz.
-Pois bem, vamos lá para a biblioteca – disse Malu, conduzindo a irmã pelo braço até o aposento.
- Certo. Estou esperando... – incentivou, após acomodar-se ao lado irmã.

Marieta começara a narrativa dos fatos ocorridos no dia anterior, um pouco atabalhoada, é verdade, gesticulava muito, contudo as frases iam se formando.

Na tarde do dia anterior, estava ela, Marieta, em seu novo apartamento, “dando os últimos retoques”, como dissera a Alberto. Arrumava louças em seus devidos locais, estendia lençóis, novos e alvos em seu novo ninho de amor quando ouvira tocar a campainha. Pensara que o noivo fora lhe fazer uma surpresa. Porém, logo afastara esse pensamento, pois ele viajara com a mãe com o propósito de buscar sua avó materna para a cerimônia. A cidadezinha, na qual tinham ido, não era muito longe, mas ainda não dera tempo de irem e voltarem. Resolveu atender. Abriu a porta e dera de cara com o Juca.


- O Juca??!! – exclamara Malu, muito surpresa e completara – Aquele Juca que será (ou seria) um dos padrinhos do Alberto?? – e ainda emendara – Aquele Juca, baixinho, feioso e mirrado???

Todas as perguntas de Malu tiveram como resposta a Marieta afirmando com a cabeça e olhos fechados.

- O que ele queria lá?? – perguntou, intrigada, Malu.

Marieta contara que o propósito inicial da visita, dissera ele, era ajudar o Alberto com os preparativos para a cerimônia, já que era um dos padrinhos. Ela dissera que o noivo viajara, mas não tardara a voltar. Foi então que tudo começara...

- Começou o quê, Marieta?? O quê?? – interrompera, Malu, quase gritando de impaciência.

Marieta retomara a narrativa.

Pois foi lá pelas tantas que ele elogiara as suas saboneteiras e ...

- Elogiou o que?? – interrompera, Malu, novamente, cada vez mais impaciente.
- As minha saboneteiras...estas concavidades que ficam entre o pescoço e a omoplata. – falou , Marieta, alisando as suas, em questão.
- Sim. Eu sei o que são e onde ficam...só queria ter certezas de que eram estas mesmo...e então?? – incentivara, Malu.
Marieta não apenas narrara os fatos em seqüência, mas também os revivera, com uma empolgação que a irmã jamais tivera visto nela. Quase que reconstituindo, contara que após o primeiro elogio, vieram uma série de outros e a seguir a voz de Juca entrara em suas idéias entorpecendo, fazendo-a fraquejar (ela afirmara veementemente que não tomara um só gole de álcool, o dia inteiro) e quando dera por si estavam nus, enroscando-se naquela que seria a sua cama de casal, em menos de 24 horas.

Maria Luisa acompanhava, atônita, a narrativa da irmã, porém quedou-se de vez quando Marieta pusera-se a contar, com os mínimos detalhes, todas as peripécias que o Juca era capaz. Não apenas falara, mas reproduzira posições (mesmo estando dentro de um vestido de noiva reproduzira algumas muito bem) e as que não conseguira reproduzir, imitara com gestos manuais (sendo cada mão um corpo). Terminado o monólogo de Marieta, Malu respirou fundo e murmurou com ar de decepção:

- Desistir de um casamento por causa de duas saboneteiras...(claro que ela sabia que não era, mas seus pais depositaram nela suas últimas esperanças, tinha que tentar e talvez, quem sabe, mostrando-se decepcionada...)
- Você sabe quantos elogios o Alberto me deu em oito anos (seis de namoro e dois de noivado) de relação???- perguntou, Marieta, e já respondendo antes da irmã balbuciar qualquer coisa. – Muito menos que o Juca em duas horas e trinta e dois minutos de sexo sem compromisso!!

Maria Luisa conhecia a irmã, nem que Jesus Cristo descesse à Terra e pedisse que voltasse atrás, ela voltaria. Conhecia tão bem, que já esperava que a irmã mencionasse o tempo decorrido ato sexual (era uma mania incorrigível de Marieta, cronometrar o tempo do sexo. Onde já se viu?? Aff...) Por fim, a conversa estava liquidada.

Do lado de fora, os pais esperavam aflitos.

Quando Maria Luisa saíra, entreolharam-se e antes de sair porta a fora só disse uma frase:

- Mula empacada!!

A mãe tornou a jogar-se no sofá, já imaginando os comentários ofídios de suas “amigas”.

O pai continuou olhando fixo para a janela, imaginando o dinheiro que antes, pensara ele, era investimento, agora era prejuízo.

Nunca souberam o conteúdo da conversa que houve entre as irmãs.

Na igreja o burburinho era geral, antes de Maria Luisa chegar e comunicar que não haveria casamento algum, menos por dois personagens ali, estáticos, acompanhando os comentários. Um era Alberto, imóvel, suando em bicas e outro era o Juca, baixinho, feioso, mirrado com seu terno impecável de padrinho.

O que ninguém entendera era por quê o Juca continuava com o sorriso estampado no rosto?

Depois da poeira assentada, a vida continuara. Todos continuaram a freqüentar a mesma turma de amigos, mas sempre que isso acontecia a Maria Luisa ia com uma blusa de gola alta, não importasse o calor. Vai que ele olhe as minhas saboneteiras também, melhor não arriscar...vai saber, né??? – pensara ela.


Nenhum comentário: